Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

20
Mai17

"Vida ao Sol"

João Jesus e Luís Jesus
Vida

O sol aparece depois de uma longa noite gelada, e já ele está levantado.
O caneco nas brasas, o pão duro na mão e o leite a borbulhar cada vez mais no caneco já amolgado de tantas vezes ferver ao lume.
Com dentadas pequenas, pois a maior parte dos seus dentes já tinha caído, come o pão duro e rançoso. Com goles rápidos, o leite queima-lhe a garganta.
Numa sacola muito amarrotada, coloca uma garrafa de vinho quente e amargo, pois é a única coisa que tem. A vida não está fácil. Um quarto de broa dura e bolorenta, um pouco de presunto e está o farnel feito.
Agarra no chapéu de palha, comido pelas traças e sai do casebre. O dia mal começou, mas já é tarde para o velho camponês.
Ele solta o rebanho, as cabras, as galinhas e os patos. Com uma sacudidela, acorda o velho Patusco que rosna baixinho. 
"Guarda o gado Patusco! Anda lá seu trapo velho!" Grita ele às orelhas do cão mouco.
O sol começa a brilhar no campo de milho. O trabalho já o espera.
Viúvo, sem filhos, o velho encaminha-se para o campo e começa o seu trabalho árduo. Sem ninguém para o ajudar. Completamente só.
É uma vida dura. Uma vida de sol na pele. Uma vida com cheiro a campo. Uma vida repleta de solidão e amargura.
Poucas espigas caem no cesto torto e muito usado. A colheita fora fraca. Horrível para dizer a verdade. A seca e o frio repentino queimaram as espigas. O tempo andara estranho neste ano.
O campo é enorme. Devia ter começado mais cedo.
É meio-dia quando o velho se senta debaixo da árvore doente, que também esta começa a secar, dá início ao seu almoço. A côdea da broa é difícil de trincar. Mas é melhor que nada. O presunto sabe bem. Fora a única coisa boa do ano. O vinho é amargo, quente e cheio de borra. O velho cospe o vinho. É horroroso.
Com as mãos em concha, o velho agacha-se vagarosamente e com dores nestas e bebe um pouco da água do ribeiro, quase sem pinga.
É hora de voltar às espigas. Ainda só tinha obtido um cesto de espigas sãs. 
Quando quase no fim do campo, a vizinha gritava perto do casebre do velho. Este tenta correr para a acudir, mas as pernas não aguentam e cai. Levanta-se devagarinho e anda o mais rápido que consegue para perto do casebre.
A vizinha fora mordida pelo velho Patusco. O cão pode ser velho, mas dentes afiados sobram na sua boca. 
Esta está zangada com a atitude do cão, apenas por ter batido à porta e afastando uma galinha. 
Com pesar no coração, o velho decide que o Patusco deve ser punido por tal ação e como já não vai para novo e o velho é a sua única e triste companhia, conclui com gritos da vizinha, que o cão tem de ser morto.
Com a navalha afiada e ferrugenta, o Patusco jaz com ela espetada no pulmão.
O velho está triste e arrependido, mas já não pode voltar atrás. Agora quem lhe guardaria o rebanho, as cabras e as galinhas e também os patos? Fora um erro matar Patusco.
Arruma a bicharada e ouve as badaladas do relógio da aldeia. São já nove da noite. 
A colheita não pode esperar para amanhã. O velho tem de voltar ao trabalho.

Calor

2 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL

Ranking