Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

03
Mai17

"Vamos Opinar Sobre...A Blogosfera" - Ana Ribeiro

João Jesus e Luís Jesus


Blogosfera

A minha experiência pela blogosfera remonta a 2008. Na altura existiam muito poucos blogues, era uma coisa desconhecida e ainda em plena expansão e descoberta. Muito poucas pessoas tinham blogues, eu seguia um ou dois e verdade seja dita não tinha tensões de criar um para mim porque achava que não tinha a mínima paciência para estar a escrever na internet todos os dias. Nem tinha ideias para o que escrever, achava uma seca.

Perto do final de 2008 gerou-se um boom nos blogues e o bichinho começou a morder-me e decidi aventurar-me com o meu: “Caderno de Rascunhos”: um blogue pessoal onde partilhava coisas da minha vida e mais tarde detalhes dos meus livros. Infelizmente, o espaço não teve o sucesso pretendido, cada vez tinha menos comentários e menos visitas e aos poucos fui abandonando. Tenho que destacar que o design nunca foi apelativo, e isso – de certa maneira – foi mais um motivo para o insucesso. A partir de 2013 quando criei este blogue, decidi transformar o primeiro numa espécie de arquivo de citações e poemas para usar no novo e nestas últimas semanas tenho estado a descontinuar o espaço antigo porque não vou actualizá-lo mais.

 

Isto para vos dizer que: sinto que – actualmente – o real conceito de blogue se está a perder. De um momento para o outro, toda e qualquer figura pública decide ter um blogue. Mas será que aquilo é mesmo um blogue? A maioria das figuras públicas não gerem os seus blogues, engane-se quem pense o contrário. Se forem a pesquisar blogues de pessoas famosas a grande maioria são geridos por empresas que existem para esse efeito. Portanto, os famosos praticamente não escrevem lá nada, nem mexem um dedo.

 

Os blogguers anónimos, como eu e tantos outros, esmeram-se todos os dias para terem um espaço atractivo, diversificado, actualizado e que vá de encontro aos gostos de quem o visita. Dedicam-se e esforçam-se que é algo que as figuras públicas não sabem o que é porque não são elas que pensam nas ideias e que têm que organizar as publicações, fazer montagens etc.

 

Isto vem dar mais motivos ao mercado para apoiarem quem já é conhecido e descredibilizarem quem está a começar e precisa daquele empurrão. O talento não interessa, interessam os lucros e é nisso que o mercado se foca, daí o esforço por vezes inglório, de pessoas como eu e outros.

 

Muito boa gente pensa que tem um blogue e aquilo que realmente apresenta é um site. Como uma conhecida blogguer que editou recentemente um livro. Fui ver o dito blogue dela e aquilo de blogue não tem rigorosamente nada.

 

Depois passou a haver blogues para tudo e mais alguma coisa, alguns temas são tão repetitivos que chegam a ser verdadeiras pragas. Tipo blogues de Moda, toda a gente tem um blogue de Moda porque as marcas oferecem produtos. Não é pelo prazer de divulgar uma marca, é pelo objectivo de ter produtos à borla.

 


Acho que já estava na altura de reformular o conceito de blogue e de dar menos destaque a quem já é conhecido e não precisa.

O que pensam deste tema?

 

Texto de Ana Ribeiro, escritora e blogger do blog "Escreviver"


1 comentário

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL