Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

26
Mai17

Resenha do livro "Por Treze Razões"

João Jesus e Luís Jesus
13 reasons why
Todos sabem, pelo menos alguns sabem, que eu assisti a "13 Reasons Why" o fenómeno da Netflix que arrecadou milhões de fãs logo antes da estreia.
Bem, eu fui um desses milhões de fãs.
Não conhecia a história de "13 Reasons Why", mas decidi ver o trailer, e foi ai que decidi: "Eu tenho, eu preciso, eu vou mesmo ver isto!".
O trailer mostrava tudo para uma série perfeita! E posso dizer que eu achei isso!
A-D-O-R-E-I! Devorei a série em dois dias! Absolutamente fabulosa.
Então, decidi ler o livro.
Nos meus anos, finalmente o recebi e rapidamente me apressei a ler este livro. Até esperei que este livro preenche-se algumas lacunas deixadas na série.
Estava enganado acerca disso! Mas isso não quer dizer que não gostei. "Por Treze Razões" é uma história triste mas muito bonita.
Detestei duas coisas: o final, detestei absolutamente o final da série e do livro e também detestei a parte em que as personagens a quem nos mais prendemos na série, como o Tony, que mal aparece no livro e é dada pouca importância e Jeff, que nem se quer aparece no livro.
Nunca pensei dizer isto acerca de um livro, mas a adaptação deste é 10 vezes melhor! Mas mesmo assim, foi um livro que me deu prazer de ler, por isso leiam também!
A história centraliza-se em Clay Jensen, um rapaz calmo e dedicado à escola.
Um dia, ele recebe uma caixa com 7 cassetes dentro. As cassetes são numeradas até 13.
Ele ouve de imediato a primeira cassete e depara-se com a voz de Hannah Baker, que se suicidou pouco tempo atrás, por overdose (mais um ponto que não coincide com a série, visto que nesta ela cortou os pulsos).
Clay fica paralisado com isto. Ele gostava muito de Hannah e tinha uma paixão secreta por ela.
Ao longo do livro, que é muito pequeno, Clay ouve as cassetes numa noite (enquanto na série ele demora dias!) e segue alguns conselhos de Hannah, para ir ali e para acolá. Ele ouve-as rapidamente, pois as cassetes começaram com a Hannah a dizer que estava a ouvir estas cassetes, era porque era um dos 13 porquês de se ter matado.
Aviso apenas que alguns nomes da série são diferentes no livro, mas não afeta a história! As personalidades também mudam muito! Mesmo muito!
Mas pronto, leiam o livro e vejam a série, precisam mesmo de ver a série!

Calor


















2 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL