Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

17
Nov17

Resenha do Livro "O Meu Pé de Laranja Lima"

João Jesus e Luís Jesus

9789728202255.JPG

 Na escola, mais precisamente, na disciplina de Português, foi-nos pedido para lermos um livro que estava dentro do programa do PNL. 

Fiquei decepcionado! Todos os livros que eu li até hoje que fazem parte do PNL (exceto Harry Potter), foram uma autêntica seca. Ainda por cima este, que um colega meu tinha lido e dizia que era uma porcaria.

Um pouco desapontado, lá requisitei o livro na biblioteca e levei para casa. 

Li o primeiro capítulo. Não gostei muito. Então comecei a ler os outros todos e em dois dias, li o livro inteiro. É um livro fantástico! Adorei! A história tocou-me imenso e quando dei conta, tinha lido o livro todo e fiquei um pouco triste com o final deste, pois acabou de uma maneira tão triste...

O livro tocou-me tanto como quase nenhum hoje fez! A história era simples, mas tão bela lida com cuidado. Fiquei muito emocionado com o destino do personagem principal, Zezé. 

Este livro foi escrito por um escritor brasileiro, José Mauro de Vasconcelos, e tive de fazer um pequeno esforço para entender algumas palavras, mas nada demais.

Recomendo imenso a leitura deste livro! É simplesmente fantástico e muito, mas muito bonito!

Esta história fala sobre um menino de cinco anos chamado Zezé, que é um de muitos filhos de uma família muito pobre.

Neste livro é também retratado algumas situações que as crianças tendem em fazer, quando são, bem, crianças! 

Zezé é visto como o diabo vivo e todos têm medo dele. Zezé faz muitas maluqueiras a todas as pessoas.

Zezé é uma criança que gosta de imaginar várias atrações e brincadeiras grandes no seu jardim. Ele imagina que o seu galinheiro é um jardim zoológico, entre outros.

Zezé acha que muitas vezes, os seus pais lhe batem sem razão nenhuma. Apenas é defendido pela sua irmã Glória, que o adora. 

Como todos os seus irmão faziam, Zezé teve o cargo de cuidar do irmão mais novo, Luís. Luís era visto como um rei vivo e Zezé adorava-o.

Zezé ensina-o a imaginar e brinca com ele no seu zoológico imaginário. 

Um dia, Zezé recebe a notícia que vai ter de mudar de casa com a sua família. Zezé fica triste e visita a nova casa. 

Lá, todos os seus irmão escolhem uma coisa para eles e Zezé fica com a única coisa que sobra. Um pequeno pé de um árvore de Laranja Lima.

Zezé fica enervado, pois acha que é inútil! Mas a pequena árvore começa a falar apenas com Zezé e tornam-se grandes amigos. Zezé dá-lhe o nome de Minguinho e Xururuca, apenas para situações em que o quer tratar melhor.

Acontecem muitas situações na vida de Zezé. Este começa a aprender o verdadeiro significado de problemas e começa a conhecer como é ser adulto.

Um livro surpreendente! Recomendo vivamente!

 

20916630_852581441564418_1179582757_n.png

7 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL