Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

22
Jan17

"De um Lado e do Outro"

João Jesus e Luís Jesus

escola.jpg

A escola é uma das melhores coisas que temos.

A sério! Quem está a ler por favor não me chame maluco. Veja como na escola aprendemos a ler, escrever e desenhar melhor. São as nossas paixões.

Ok! Digamos também que a escola pode não ser muito divertida, mas continua a ser uma das melhores coisas da nossa vida.

Vou exemplificar. Vão ver como se entende melhor!

A Mariana é uma menina que detesta a escola! Ela vive em Nova Iorque. Ela não gosta de Inglês, Ciências e nem de Matemática!

Ela odeia os professores e tira muitas más notas. Mas no fundo ela é bem esperta!

Ela acha que já sabe tudo! Já sabe ler, já sabe multiplicar, somar, subtrair e dividir! E diz que não precisa de mais nada!

No almoço da cantina, a Mariana não come a sopa e mal come a outra comida, só come batatas fritas e a pizza. Por isso a comida quase toda dela, vai para o lixo e junto com os restos da escola toda, dá uma valente carga de comida.

Agora vamos mudar as coisas! ;)

O Kai é um menino africano muito pobre.

Ele não tem escola, por causa das cheias mensais que lhe destroem tudo. É analfabeto.

Mas Kai gostava muito de poder aprender e chora por causa disso todas as noites. Como ele gostava de aprender a ler!

Ele quer saber contar, quer saber ler e escrever e ainda pintar. Mas não pode por que não sabe e não tem nem um tostão para comprar uma folha de papel.

O almoço de Kai é só um bocadinho de fruta, que os pais guardam todos os dias. Todos os dias eles comem só fruta. E por vezes, Kai vai para a cama com a barriga a dar horas. Como ele desejava comer uma simples colher de sopa!

Ao não comer e estar protegido do sol, Kai muitas vezes fica doente. E os pais têm de fazer sacrifícios para o conseguirem manter vivo. Da última vez, a mãe de Kai vendeu a fruta toda no mercado e ganhou muito pouco, mas conseguiu comprar uma aspirina, que deixou Kai melhor e no dia seguinte, este já estava bem.

Por isso, acho que já percebeste que o ensino e a escola são coisas muito importantes! Há milhares de pessoas no mundo sem acesso a isto e os que têm, não dão valor!

assinatura-jj

3 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL