Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

07
Jul16

"Crónica do João"- Os direitos dos Animais

João Jesus e Luís Jesus

O tema que decidi abordar para hoje é um tema que acho que todos gostam: os animais. Eu próprio adoro animais!

            Escolhi este tema porque cada vez mais gente abandona animais ou lhe faz mal. Odeio que façam isto aos animais, que não têm culpa nenhuma das coisas que essas pessoas fazem. Também há pessoas que os abandonam por causa de certas coisas que eles fazem, como ladrar de noite, mas eles não têm culpa, não sabem que isso nos irrita.

            Bem, eu tenho 3 gatos e 1 cadela e não sou capaz de as abandonar. Tenho muito amor aos animais e odeio ver os animais sofrer.

            Ainda bem que agora instalaram aquela regra que quem for “apanhado” a abandonar ou maltratar um animal de estimação, é logo uma multa das grandes ou cadeia durante uns tempos.

            E eu acho muito bem! Aposto que ninguém gosta de estar sozinho ou ser maltratado!

            Outra coisa que também não gosto de ver é os animais em cativeiro, seja um cão preso com uma corrente, ou um tigre numa jaula do jardim zoológico. Acho que todos os animais têm o direito de serem livres e terem uma vida, digamos, normal.

            Mas se os animais fossem todos livres havia mais perigo para eles. Aposto que sabem do que estou a falar. Dos caçadores de animais raros. Vou dar um exemplo: hoje em dia, caçam muito os Tigres de Bengala, que estão em vias de extinção. Caçam-nos por que os seus ossos e peles são muito valiosos. Logo ao matarem para venderem esses animais, a espécie do Tigre de Bengala desaparecerá se continuarem a matarem os pobres animais. Isso é uma das vantagens do zoológico, protege-los dos caçadores de animais.

            Ao menos, se tiverem um cão ou assim e viverem numa aldeia, ou num sitio calmo e seguro, podem soltá-los, porque os cães odeiam estar presos. É como uma prisão para eles.

            Outra coisa que me revolta muito é o uso de animais no circo. Também ali os animais estão em cativeiro. E também sofrem com as chicotadas que alguns tratadores dão para eles fazerem o que eles pretendem. Os circos só com pessoas também são bons!

            Também não gosto do aspeto de testarem experiências em animais indefesos. Claro que também não é bom testar em pessoas, mas calha de fazer qualquer coisa ao animal que se reproduzir, espalhe pela espécie toda e esta fique doente.

            Acho que os direitos dos animais são para serem respeitados, porque eles são como nós. Nada de abandonos, nada de violência, deem-lhes apenas amor. Porque todos os animais querem ter amor.

            Por isso se tens um cão ou um gato aí à tua beira, dá-lhe uma festinha e vê como ele se alegra! Todos juntos vamos fazer justiça!

assinatura jj

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL