Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

16
Fev17

"Crónica do João - Retiro dos filhos aos pais"

João Jesus e Luís Jesus

Quem diria que o mês passou tão rápido!Ainda me lembro de estar a escrever a última crónica como se fosse ontem.Mas bem, estamos noutro mês e trouxe um novo assunto muito, mas MUITO importante!Se são portugueses ou vêm o canal TVI, há uns tempos começou a transmitir uma grande reportagem. Era sobre um grupo de mães portuguesas que vivem no Reino Unido.Estas portuguesas tinham todas uma coisa em comum... Tinham-lhes retirado os filhos!Mas não lhos tinham retirado porque os pais os tratavam mal, nem nada do género, retiraram-lhos porque queriam ou porque por vezes esses filhos diziam na escola que os pais lhe deram um simples tabefe.Acho que não se deve retirar um filho sem mais nem menos. Causa sofrimento a ambos, mas principalmente aos pais. As crianças não deviam ser retiradas pelo facto de levarem uma estalada na cara por algo que fizeram de mal. Até as merecem se for o caso!Havia também casos onde as crianças mentiam um pouco, mas sem pensarem no que a isso podia levar. As crianças sempre mentiram e deviam procurar provas antes de retirar as crianças aos pais.As mães nem tinham oportunidade de protestar, pois retiravam logo os filhos depois da queixa. Por vezes, antes de as retirarem já tinham adotado a criança retirada.Depois disso, as mães nunca mais conseguiam contactar os filhos e quando os contactavam, estes estavam tristes de estarem numa casa nova com pessoas novas.Todos tentaram ir a tribunal para recuperarem os seus filhos, mas nunca ganhavam no tribunal ou a audiência nunca mais era feita.Por isso, as mães pediam ajuda a Portugal e a outros países para as ajudarem a recuperar os filhos amados.O que mais me irrita nisto tudo, é que em quase todos os casos, só são retiradas crianças aos pais de origem portuguesa. Porquê? Não percebo isso!As mães estavam desesperadas e foram longos os choros durante a reportagem. Esta reportagem foi uma das que mais me comoveu.Acho que as crianças só deviam ser retiradas em casos de violência doméstica mesmo séria, não só com uma simples palmada. Não deviam dar tanta importância a uma birra de uma criança, pois as crianças têm tendência a mentir.Não sei qual é o problema que o Tribunal Inglês têm com as mães/pais portuguesas. São iguais aos outros! Se calhar existe mais ingleses a maltratar os filhos do que portugueses!Os pais devem ser informados para onde os filhos vão, os seus progressos e coisas do género. O contacto entre um filho e um pai não deve acabar assim! Estarão sempre unidos!E bem foi isto! Espero que tenham gostado! Digam-me o que acham deste assunto.AQUI! fica a reportagem! *AVISO: Está dividida em algumas partes.

assinatura-jj

2 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL