Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

13
Nov16

"Círculo "Livroso""

João Jesus e Luís Jesus
Leitura.jpg

- Porque é que nunca tiras a cara disso? – Disse o meu pai

- Não é uma coisa! Chama-se livro! – Respondi-lhe eu

- É tudo a mesma coisa! Vou tratar de negócios e já volto. – Disse ele

- Adeus. - Disse, voltando a embrenhar-me na leitura

O meu pai é um homem de negócios muito famoso aqui na cidade. Todos o adoram e alguns odeiam-no, pois ele tem o costume de mandar deitar abaixo vários bairros de má fama e essa gente gosta de manifestações.

Toda a minha família é muito famosa aqui na cidade. A minha mãe, claro, é a mulher do mais famoso negociante da cidade e o meu irmão é um banqueiro de renome. Eu, pelo contrário, passo a vida em casa agarrada a um livro que o meu pai costuma comprar de semana a semana.

A minha família não entende o que os livros têm de bom. Para eles, aquilo é só um monte de folhas agrafadas dentro de uma capa dura. Bem, um livro é mais ou menos isso, mas para mim significa muito, mas muito mais.

Um livro é uma história que alguém se lembrou de escrever para se sentir livre. Eu fico pela leitura, embora o meu tio diga que eu tenho uma excelente veia poética, que eu não consigo perceber onde ela anda.

Leio tantos livros que já me esqueci de quantos livros já li neste tempo de vida! Também não interessa, quantos mais melhor!

Os meus professores, que me dão aulas particulares (obrigado pai!), fartam-se de me perguntar qual é o meu tipo de livro preferido. O que lhes respondo? “Sei lá! Leio tão pouco!”, o que é uma grande mentira para eles e uma grande verdade para mim, pois parece que cada vez leio menos, quando estou lendo mais!

Até a minha professora de ciências me disse que estes livros devem trazer alguma substância viciosa que eu inalo e fico super viciado naquilo e cada vez mais, leio mais! É a professora e os seus conhecimentos!

Eu explico o que se passa! Os livros são um modo de viajarmos sem sairmos do sofá. Transportam-nos para lugares tão belos, que nos faz não querer outra coisa! É um círculo “livroso”, a leitura!

Ao menos ser viciado em leitura do que outras coisas!

- Outra vez a ler isso? Oh, por favor! – Grita a minha mãe

Lá vamos nós outra vez!

assinatura-jj

2 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL

Ranking