Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

29
Jan17

"5 formas para descobrir que és um escritor"

João Jesus e Luís Jesus

escritor


Gostas de escrever? Gostas de ler? Gostas de tudo que envolve a escrita e a leitura? 
Se a resposta é sim, provavelmente poderás ser um escritor. Já pensaste nisso? E não vamos começar já a desistir! 
Um escritor é fácil de descobrir. Tens é de te sentir confortável com isso...
Para seres escritor tens de respeitar três requisitos: gostar de ler, saber imaginar e gostar da escrita.
Para descobrires o escritor que pode estar dentro de ti, tens de seguir cinco passos.

- Primeiro, os escritores gostam sempre de um bom livro cheio de pormenores. Tenta conseguir um bom livro e começa a ler, pois estes inspiram o teu escritor interior.

- Segundo, no fim da tua leitura faz um resumo da história que acabaste de ler. Ajuda sempre a ter uma noção do que é uma história.

- Terceiro, agarra numa folha de papel e tenta planear uma história, nem que seja pequena. Histórias pequenas podem originar excelentes histórias. Inventa os teus personagens, os teus cenários e o sentido da história.

- Quarto, no fim de escreveres a tua pequena história, lê ou deixa ler os teus familiares. No fim, pede-lhe a sua opinião sobre a história. As opiniões são a coisa mais importantes.

- Quinto, se as avaliações forem boas, tens tudo para ser um bom escritor. Caso sejam más, não desistas. Conseguirás alcançar um bom elogio.

Já tens tudo para ser um bom escritor. Mas não acredites em tudo que te dizem. Existem mitos que precisam ser esclarecidos. 

- Os escritores dão erros gramaticais e ortográficos. Claro que existem erros indesculpáveis, mas esses casos precisam apenas de serem estudados com mais atenção. Aos erros comuns, nem os melhores escritores escapam. Não te preocupes. Caso não saibas se tens erros ou não nada melhor que contratar um revisor de português! 

- Nem todas as histórias saem bem à primeira. Todos os escritores alteram e alteram pormenores ao longo da escrita da sua história.

Tudo esclarecido. Tudo pronto. Achas que és um escritor?

assinatura-jj

3 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL

Ranking