Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

06
Mai16

Nunca Estamos Contentes

João Jesus e Luís Jesus
Já ouvistes dizer: «Ninho feito, pega morta». Que me dizeis ao contentamento do mundo, onde toda a duração dele está enquanto se alcança? Porque, acabado de passar, acabado de esquecer. E com razão, porque, acabado de alcançar, é passado; e maior saudade deixa do que é o contentamento que deu. Esperai, por me fazer mercê, que lhe quero dar umas palavrinhas de propósito:Mundo, se te conhecemos,porque tanto desejamosteus enganos?E, se assim te queremos,muito sem causa nos queixamosde teus danos.Tu não enganas ninguém,pois a quem te desejarvemos que danas;se te querem qual te vem,se se querem enganar,ninguém enganas.Vejam-se os bens que tiveramos que mais em alcançar-tese esmeraram;que uns, vivendo, não viveram,e os outros, só com deixar-te,descansaram.E se esta tão clara féte aclara teus enganos,desengana ;sobejamente mal vêquem, com tantos desenganos,se engana.Mas como tu sempre morresno engano em que andamos e que vemos,não cremos o que tu podes,senão o que desejamose queremos.Nada te pode estimarquem bem quiser estimar-tee conhecer-te;que em te perder ou ganhar,o mais seguro ganhar-teé perder-te.E quem em ti determinadescanso poder achar,saiba que erra;que sendo a alma divina,não a pode descansarnada da terra.Nascemos para morrer,morremos para ter vida,em ti morrendo.O mais certo é merecernós a vida conhecida,cá vivendo.Enfim, mundo, és estalagemem que pousam nossas vidasde corrida;de ti levam de passagemser bem ou mal recebidasna outra vida.Luís Vaz de Camões, in "Cartas"

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL

Ranking