Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

19
Abr17

"Leitura Digital" - Ana Ribeiro"

João Jesus e Luís Jesus

Leitura

A tecnologia tem avançado a olhos vistos e a um passo galopante. Hoje em dia ter um telemóvel ou um tablet é como ter meio mundo na mão, podemos consultar qualquer coisa e ter acesso a tudo em todo o lado. O mesmo acontece com os livros e a leitura.
Se antigamente os livros eram raros e caros, arriscando a dizer que seriam uma espécie de luxo; hoje em dia todos temos acesso fácil a eles. Todos os meios de comunicação publicitam, sem proibições e em todo o lado encontramos livros dos mais diversos géneros.
Mas o conceito de livro também evoluiu um pouco, hoje em dia – com o avanço dos dispositivos electrónicos – um livro pode ser lido em qualquer lado com um telemóvel ou um tablet. E agora eu pergunto: o que preferem?
Gostam mais do livro físico ou da versão digital?
Eu – pessoalmente – prefiro a versão física porque gosto de me fazer acompanhar de um livro para onde vou e não me apetece muito carregar o tablet na carteira ou dar cabo da visão a tentar ler no telemóvel. Para além disso, adoro o prazer de sentir o cheiro das folhas acabadas de imprimir, ter livros assinados pelo autor. coisa que a versão física não oferece. É tão bom ver os livros na estante, poder tocar-lhes sempre que nos apetece, ir a um livro repescar memórias nossas e momentos especiais.
Li meia dúzia de livros em versão digital, normalmente, leio ebooks se forem livros que não estejam editados em Portugal: como no caso de dois livros do escritor Augusto Cury sobre o Holocausto, ou então livros antigos fora de circulação: como “Os filhos da droga”, reeditado depois de o ter lido. Nessas situações arrisco e opto pela versão digital, Sempre que posso prefiro escolher a versão física, porque adoro sublinhar frases e assim.
Um livro é uma dádiva. Uma das grandes coisas que apareceu; infelizmente, a grande maioria das pessoas não gosta de ler nem lê. Não dão a verdadeira importância à leitura. É uma pena porque não sabem o que perdem.
Texto de Ana Ribeiro, escritora e blogger do blog "Escreviver"

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL