Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

02
Set17

"Fechada"

João Jesus e Luís Jesus

castle-1583281_1920.jpg

 Mais uma vez, olhava pela janela do sotão. Aquela janela empoeirada, redonda e muito velha! 

Via o sol nascer, o pôr-do-sol, as migrações dos pássaros, tudo e mais alguma coisa. Passava todo o seu tempo ali, fechada e maltratada, com uma t-shirt já roída pelas traças e umas calças muito largas e rasgadas.

Tinha apenas duas refeições por dia. O pequeno almoço: que era apenas uma fatia de queijo, meia bolacha-maria e um copinho de leite muito aguafo; e depois o jantar: os restos do jantar do seu "dono".

Nunca descera lá abaixo. Desconhecia a casa por completo e já estava fechada naquele sotão há catorze anos! Mal se lembrava das imagens dos seus pais.

Todos os meses, o "dono" deixava quatro livros no sotão, para ela ler. Era a época mais feliz do mês inteiro! Era quando se sentia livre. Quando lia, sentia-se a viajar pelo mundo e conhecia pessoas novas. Era a sua única liberdade.

Com o passar dos anos, ela ainda não percebia o porquê daquele homem horroroso a ter levado à força e à calada da sua linda casa. Naquele sotão era tão infeliz!

De inverno, apanhava grandes constipações, pois o homem nunca lhe dera roupa nova. Era sempre a mesma. Velha, roída e por vezes muito larga.

Cada vez que a porta se abria, levantava-se. Queria fugir. Queria sentir-se livre. 

Mas como sempre, permanecia ali, fechada.

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL