Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

27
Mai17

"Ele"

João Jesus e Luís Jesus
Ele
Ele podia ser pobre.
Mas ao ser pobre, ele descobriu uma das coisas mais preciosas que a vida nos pode oferecer.
Ele podia não ter televisão.
Ele podia não ter brinquedos.
Ele podia não jogar o mesmo jogo que os amigos diziam ser fixe.
Todos os dias lhe esfregava na cara, que pessoas sem sapatilhas de marca, sem chocolates caros, sem telemóvel e sem nada, era um inútil.
Mas ele não achava isso de si próprio. Ele sabia e admitia mesmo que era pobre, mas não se considerava um inútil. E isso, é o maior passo para começar a ganhar pontos de estabilidade, é confiarmos em nós mesmos.
Ele era o mais velho dos quarto irmãos e cinco irmãs dele. Eram 10, contando com ele! Por isso, ele tinha de sustentar a família.
O seu pai estava no estrangeiro a tentar ganhar dinheiro para pagar os custos da educação do mais velho. Os outros não podia andar na escola por serem muitos.
Era ele que se levantava às cinco da manhã para ir ajudar alguns vizinhos, para ganhar nem que fossem quatro euros para dar à sua mãe, que comprava dois bifes e faziam logo um festim.
Era o orgulho da sua família. Ele nem soube o que era ser criança. Desde cedo que começara a ter de levantar-se cedo para trabalhar.
Ele descobriu que o melhor que tinha na vida, era o amor da sua família. O dinheiro não interessava para ele, ele preferia ser pobre e ter uma família que amasse, do que muito e não ter ninguém.
E foi isso, foi esse excesso de confiança, que o fez cada vez trabalhar mais para conseguir muito dinheiro para a família dele conseguir manter-se em pé.
Ele podia chegar tarde e mal a casa, mas sabia que tinha feito um bom trabalho.

Calor

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL

Ranking