Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

07
Nov17

Ao Teu Lado, de Ana Ribeiro (Opinião)

João Jesus e Luís Jesus

ao teu lado.jpg

 Sinopse: 

Mais do que uma história de amor entre dois amigos de infância, é uma história de afetos e da essência de uma verdadeira amizade que se inicia na infância e se prolonga pela vida fora. Também aborda a temática da diferença, a forma como as diferenças entre as pessoas muitas vezes as podem unir para sempre ou interferirem com as relações que estabelecemos com os outros. E o bullying: na infância, Miguel vive num dilema. Se por um lado sente falta de ter amigos, por outro lado não quer fazer amigos por ter medo de ser gozado por ser pobre.

 

Opinião:

Digamos que o titulo deste livro não é algo novo e pouco vulgar, no entanto, o que me fez tê-lo lido, foi o facto de a capa deste ser bastante atrativa e sugerir uma história divertida.

O livro começa com a descrição do espaço no qual os avós da personagem principal, Ana, se encontram. Achei estas descrições das paisagens e das atividades rurais muito bem descritas e originais. 

A história fala de uma amizade que se foi desenvolvendo ao longo dos tempos, entre um menino do campo - Miguel - e uma menina mais citadina, porventura, com descendência "camponesa", Ana. Esta amizade vai ser ultrapassada (ou não) perante vários obstáculos e situações que põem à prova a sua amizade.

A linguagem utilizada no livro é simples, vulgar e de fácil compreensão. 

Encontro várias referências a cantores bastante conhecidos autores de vários clássicos musicais, conseguindo perceber o gosto musical da escritora Ana Ribeiro.

Quanto às personagens, eu diria que Ana é um pouco mais confiante em si própria do que Miguel, que tem mais receio dos vários acontecimentos. Se leres este livro, irás perceber o porquê.

Sou um adolescente, e como tal, experiencio e experienciei vários tipos de amizade e consigo perceber a verdadeira essência de se ser amigo, e este livro trouxe isso mesmo. Identifiquei-me muito com vários acontecimentos que se passaram comigo.

Este é o 3ª livro publicado em papel da escritora Ana Ribeiro. 

Gostei imenso do livro, principalmente das suas descrições detalhadas que não eram nem um pouco aborrecidas, no entanto, tenho também alguns pontos menos bons a apresentar, que depende também do gosto pessoal de cada um.

O que menos gostei, foi o facto de os acontecimentos serem relatados de uma forma deveras direta. Na minha perspetiva, acho que a escritora deveria criar uma revelação de acontecimentos mais subentendida, de modo a fazer com que os leitores tirassem as suas próprias conclusões. Em certos momentos (poucos), senti-me um pouco perdido na história, principalmente quando existem longos período de diálogo.

De modo geral, gostei muito do livro e recomendo-o a toda a gente que gosta de uma leitura mais suave e enquadrada no romance. Confesso que encontramos um bocado de tudo neste livro.

 

Nota: 4.5 / 5

2 comentários

Comentar post

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL