Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letras Aventureiras | Por João e Luís Jesus

De João Jesus e Luís Jesus, nomeados os mais jovens escritores portugueses em 2016.

20
Jun18

"A Primeira Vez" - Ana Ribeiro

João Jesus e Luís Jesus

tumblr_lzsvnlKrXH1rq6kq5o1_500.jpg

A vida. A vida é feita de primeiras vezes – frase curta por vezes simples, por vezes complicada –;ao longo da nossa vida vai haver sempre coisas que nunca fizemos pela primeira vez e cuja curiosidade e vontade nos vai impelir a experimentar coisas novas… pela primeira vez. Mais uma aprendizagem, mais um conhecimento adquirido; por vezes é necessário experimentar a primeira vez para errar, para acertar, para reinventar, para lutar, para tentar, para insistir: para nunca desistir.

Lembro-me da primeira vez que fiz um amigo: das coisas que partilhamos, dos sorrisos que demos, da confiança e cumplicidade que criamos. Dos olhares que trocamos, daquele abraço que nunca me esqueci, das palavras que dissemos.

– Vamos ser amigos para sempre, não vamos? – Perguntei.
– Claro que sim! – Disseste.
– Nunca, jamais, nos vamos separar, pois não? – Insisti.
– Connosco, isso nunca vai acontecer.

E não aconteceu e estamos juntos.

Lembro-me da primeira vez que descobri o amor; foi tão bom que nem sei explicar. As borboletas na barriga, as palpitações, as mãos a tremer, as insónias: pensava tanto em ti que nem conseguia adormecer com medo que o tempo voasse e te fosse esquecer. No dia seguinte, madruguei; vesti-me a preceito (linda como sabia que irias gostar) e fui ao teu encontro; foi amor à primeira vista – amor louco, desassossegado, temperado, persistente –, olhamo-nos e deixei-me perder, sorriste-me para me derreter, abraçaste-me e beijaste-me e no teu regaço senti-me pequena. Sussurraste-me ao ouvido as palavras que sempre procurei e desejei ouvir e senti-me amada e desejada.

Esta foi a primeira vez, lado a lado com dois sentimentos tão fortes e semelhantes.

Mais depois há outras primeiras vezes: a primeira vez que escrevi um texto, numa noite de Inverno, sentada no escritório, em frente ao computador, de chávena de chá na mão, que me encontrei com as palavras certas, com os sentimentos perfeitos, com o que queria dizer mas tinha medo de fazer. Que orgulho chegar ao fim e ficar feliz com o que podia ler-se na tela.

A primeira vez que viajei pelo mundo fora, sozinha, em busca da minha essência, do meu lugar, da minha independência de me reencontrar.

A primeira vez que fui a um concerto de música contigo ao meu lado: juntos, embalados pela noite, pelos aromas, pela lua, pelo calor humano, pela música e pelos passos descoordenados que fomos dando: um passo de tango aqui; uma valsa ali, um tcha-tcha acolá. Gosto de fazer parte de ti.

A primeira vez é especial, marca e jamais se esquece.

 

Texto de Ana Ribeiro, escritora e blogger do blog "Escreviver"

Mi band 3

Mais sobre nós

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

João Jesus

Chamo-me João Jesus. Sou escritor e blogger! Sou português e habito num concelho do distrito de Vila Real! A leitura, a escrita e o filme são as minhas grandes paixões.

letrasaventureiras@sapo.pt

Luís Jesus

Chamo-me Luís Jesus. Sou ilustrador e blogger. Adoro ilustração e tecnologia. Apesar de ser ainda novo, o meu sonho é licenciar-me em engenharia informática e visitar países como a Austrália, Singapura, China e EUA.

letrasaventureiras@sapo.pt

Direitos de Autor

Plágio é CRIME! Não me importo que utilizem os meus textos desde que os identifiquem com o nome pelo qual os escrevo ou o link do blogue. As fotografias que utilizo são retiradas da internet, no entanto, se houver alguma fotografia com direitos de autor: estes não serão esquecidos. Obrigada!

Autora do Banner

DESIGNED BY JOANA ISABEL